Ter um website nunca é suficiente para um determinado tipo de clientes: os que procuram minuciosamente a garantia de qualidade da marca que pesquisam. Na jornada para encontrar as melhores soluções, este consumidor pretende mais do que uma simples descrição dos produtos ou serviços; ele quer conhecer cada detalhe do universo da empresa.
São cada vez mais as marcas que apostam em canais de comunicação complementares, sendo o blogue uma das opções favoritas por permitir partilhar informações extra, obter feedback e cimentar a relação com o consumidor. No entanto, não basta criar o canal e publicar conteúdos: é necessário fazê-los chegar ao público-alvo.
Não partilhar os artigos junto dos potenciais leitores é desperdiçar horas de planeamento, investigação e escrita. Pretende divulgar os seus conteúdos, mas não sabe por onde começar? As dicas que se seguem poderão ajudar!
A probabilidade de ter, na sua rede de contactos, indivíduos com os mesmos interesses do que os seus é elevada e deve utilizá-la a seu favor! Entre familiares, amigos, colegas e ex-colegas, existirão, certamente, pessoas curiosas para ler os seus artigos.
Comece, então, por partilhá-los nas suas páginas e aproveite não só para gerar tráfego para o blogue, mas também para testar a reação do público e, quem sabe, reunir ideias para os próximos artigos. Tudo isto, sem qualquer investimento financeiro!
Se tiver escrito um artigo sobre os erros mais comuns da língua portuguesa e outro sobre receitas vegetarianas económicas, poderá estar a dirigir-se a dois públicos bem diferentes.
É possível que alguns leitores se identifiquem com os dois temas, mas a maioria não se sentirá assim. Por isso, é importante ter em conta o público-alvo quando se selecionam os locais onde iremos partilhar o artigo. Faça uma pesquisa na internet e perceba onde circulam os potenciais interessados do seu conteúdo: que temas seguem, quem são os influenciadores e em que redes sociais navegam.
Desta forma, trabalhará para atingir exatamente o seu público-alvo e demonstrará respeito pelos leitores – partilhar tudo, em todo o lado, não só não é uma estratégia, como “polui” a internet, causando sensações desagradáveis aos utilizadores.
É importante relacionar-se e trocar informações com os seus pares. Quer sejam visitantes do blogue, leitores que comentaram o seu artigo ou pessoas que não conhecem os seus conteúdos, se detiverem a sua própria página ou opinião sobre o tema, ao interagir com eles chamará a sua atenção.
Quanto mais público conseguir atrair para o blogue, maior a probabilidade de atingir os seus objetivos, quer sejam mais visualizações, mais comentários ou mais oportunidades de negócio. O truque está em criar uma estratégia consistente para todas as fases da produção de conteúdos, desde o planeamento à divulgação.
Navegue em páginas da especialidade para encontrar inspiração, aprender, conhecer mais pessoas e participar em comunidades relevantes. Não hesite em comentar, usar hashtags ou partilhar, mas tenha sempre o cuidado de não causar “ruído” nem de se apropriar de contactos alheios sem consentimento prévio – criar spam e contactar indivíduos sem autorização para tal despertará o efeito inverso, prejudicando a sua imagem.
Construa uma estratégia consistente e respeite o seu público desde o primeiro dia. Por muito pequena que seja a sua audiência no início, se esta estiver satisfeita, existe uma enorme probabilidade de regressar e, até, partilhar com terceiros.
É possível aumentar o tráfego para o seu blogue aproveitando os momentos “altos” de cada artigo. Em vez de partilhar tudo de uma vez, ou em todos os canais, teste a audiência e descubra o timing e a periodicidade de comunicação ideal.
Esteja atento e analise os resultados com frequência. Algum tempo depois, as respostas começarão a surgir e saberá de antemão que temas geram maior interação, qual o tamanho de texto ideal ou qual o momento do dia onde conseguirá maior visibilidade. Com estes dados, conseguirá afinar cada vez mais a sua estratégia.
Tem uma boa rede de contactos de e-mail? Costuma comunicar com esta rede, informando-a de que existem novidades ou promoções nos seus serviços? Em caso afirmativo, poderá dar a conhecer os conteúdos do seu blogue através de uma newsletter.
Caso tenha um orçamento mais alargado, também poderá comprar anúncios que destaquem os seus artigos nos motores de busca, nas redes sociais e noutros sites relevantes.
Dependendo da estratégia e do público-alvo em questão, poderá fazer sentido apostar, também, nos meios tradicionais. Partilhar o seu blogue com empresas ou associações parceiras, enviar um comunicado à imprensa ou divulgar o endereço numa palestra onde seja orador poderão ser opções a explorar.
A internet permite-lhe chegar a vários pontos do mundo, mas de nada servirá alcançar um consumidor que não domina o idioma do seu blogue. Se pretender chegar a outros países, está na altura de diversificar os idiomas que utiliza para comunicar.
Com a ajuda de uma agência de tradução, conseguirá perceber quais os artigos mais interessantes para utilizadores de diferentes países, potenciando a sua estratégia de marketing. Com os conteúdos adaptados à preferência dos seus utilizadores, a probabilidade de concretizar novos negócios será bem superior.
Existem maneiras diversas de partilhar os seus conteúdos. Quer opte pelo básico ou por uma estratégia mais elaborada, todas as ações devem ter um propósito e servir o interesse do leitor. No final, é ele que vai ditar o sucesso do seu blogue e da sua marca.