Estamos na era da tecnologia! Agora, podemos comprar qualquer produto ou serviço onde quer que estejamos, com apenas um clique.
As vendas mudaram, o modo como se vende mudou e, se é freelancer ou tem uma empresa, é essencial que se adapte.
Uma das melhores formas de conquistar mais clientes e aumentar as suas vendas no mundo virtual é através de uma boa estratégia de copywriting. Para garantir que a sua estratégia é eficaz, considere os seguintes fatores:
Antes de começar a escrever, deve visualizar o seu público-alvo. Por vezes, cai-se na tendência de querer chegar a todas as pessoas. Contudo, os seus textos irão surtir mais efeito se limitar o seu público. O facto de criar uma persona irá ajudar a criar textos menos gerais, mais especializados e a cativar mais rapidamente os clientes ideais.
É fundamental que a sua mensagem seja clara e apelativa logo no título. Atualmente, há muita informação na internet e os leitores cansam-se rapidamente. Por isso, deve procurar criar uma ligação com o seu interlocutor através de uma linguagem apelativa, sincera e sem muitos rodeios.
Quando falar do seu produto ou serviço, deve mostrar ao seu futuro comprador porque é que ele é especial e como é que o seu produto ou serviço poderá ajudar mais do que outros.
Não escreva apenas sobre as características do próprio produto ou serviço. Mostre como pode melhorar a vida dos leitores.
Atenção: não caia no erro de exagerar, o seu público pode sentir-se enganado.
É possível que já exista muito conteúdo na internet sobre o seu produto ou serviço.
De certeza que não quer ser apenas mais um(a). Se pretende destacar-se, use a sua criatividade, venda o seu produto ou serviço como ninguém, mas não diga mais do mesmo.
Informe-se sobre o que já existe e crie coisas novas, crie um sentimento de exclusividade.
A sigla SEO significa Search Engine Optimization; em bom português, consiste nas técnicas de otimização para motores de pesquisa.
Se estiver a dar os primeiros passos no mundo do copywriting, tem urgentemente de saber quais são as técnicas adequadas para conseguir otimizar o seu conteúdo e ter melhores resultados nas pesquisas online. Se preferir, pode procurar alguém que domine a matéria.
As pessoas usam a internet para procurar tudo, logo, para garantir que o seu conteúdo é encontrado, precisa de uma boa estratégia de SEO. Lembre-se de que o SEO não é instantâneo, por isso não deixe para amanhã.
Nos pontos-chave do seu conteúdo, deve ter algum CTA (Call to Action), um “convite para a ação”, ou seja, algo que motive quem está a ler a subscrever a sua newsletter, visitar a sua página ou até a ler outro conteúdo que tenha publicado. Tudo depende daquilo que pretende alcançar.
O CTA deve ser um forte convite para a ação do cliente e, idealmente, deve estar bem alinhado com o conteúdo.
Quer ter mais clientes e uma boa estratégia de copywriting, mas não tem tempo para dedicar ou conhecimentos para o fazer? Contratar um(a) copywriter não é dinheiro perdido. Descubra porquê aqui.