Ter um blogue apelativo não passa, somente, por trabalhar o aspeto visual. Para além do design, há que cuidar dos conteúdos escritos, da organização do blogue e da própria estratégia de comunicação. Neste artigo, destacamos alguns aspetos que o ajudarão a tornar o seu blogue mais atrativo para os visitantes.
Template, termo em inglês, utiliza-se para designar um modelo que engloba uma estrutura, um design e a programação necessária para poder construir um blogue sem qualquer conhecimento informático. Existem modelos para todos os gostos, pagos e gratuitos, pelo que não tem motivos para manter algo desatualizado ou desinteressante!
Um template atrativo é fundamental para que o utilizador se sinta bem ao entrar pela primeira vez num blogue, incentivando-o a explorar os conteúdos. Ainda que “atrativo” seja um conceito relativo, em caso de dúvida é preferível optar por modelos mais sóbrios e minimalistas, que não comprometem.
Escolhido o template, segue-se a criação ou o aperfeiçoamento do layout, que diz respeito ao “esqueleto” do blogue: cabeçalho, separadores, cores predominantes, tipo e tamanho da fonte, etc. Esta fase poderá ser mais demorada, mas é crucial para tornar o blogue mais intuitivo e organizado, melhorando a experiência do utilizador e aumentando o tempo de visita.
Procure manter as informações bem divididas, por temas, tirando partido dos recursos oferecidos pelo alojamento. Na hora de escolher as cores e os tipos de letra, lembre-se de que os aspetos visuais devem refletir a identidade da marca/do projeto em questão.
As imagens são uma forma de complementar o artigo e aliviar a mancha de texto. Ajudam o leitor a compreender melhor o assunto explorado no artigo, tornam o blogue mais atrativo visualmente e permitem a realização de pausas – o mundo digital está cheio de estímulos, das notificações à publicidade, pelo que o leitor irá agradecer se puder consumir o conteúdo faseadamente.
Pequenos blocos de texto intercalados com imagens são, geralmente, uma boa estratégia. Poderá adicionar, ainda, emojis ou GIF, caso o estilo de comunicação do blogue assim o permita.
Se não tiver imagens suas, poderá utilizar imagens livres de créditos/etiquetadas para reutilização. Existem vários bancos de imagens online que disponibilizam material gratuito. No entanto, nem todas as imagens permitem o mesmo tipo de uso, pelo que deverá ler com atenção os detalhes antes de publicar qualquer imagem retirada destes websites. Não se esqueça: é ilegal usar indevidamente conteúdos sobre os quais não detenha direitos.
O blogue é um veículo de informação, uma ferramenta para reforçar a marca e não só. No entanto, tais funções não serão cumpridas com sucesso se a expressão escrita for confusa e/ou contiver erros, quer gramaticais quer de coesão.
O texto escrito é a base de um blogue e, por isso, deverá dedicar-lhe especial atenção. O estilo de escrita dependerá da identidade da marca ou de quem escreve, mas será importante definir um guia de estilo, de forma a manter a coerência entre os vários artigos e autores, caso os haja.
Lembre-se de que um texto mal escrito, ou com informações incorretas, terá grandes consequências na perceção da marca junto do público ou, neste caso, dos leitores.
Se um leitor visitar várias vezes um blogue sem encontrar novidades, provavelmente desistirá passado algum tempo. Para evitar isto, é importante manter um ritmo de publicação constante, que poderá ser diário, semanal ou mensal.
Atualizar regularmente os conteúdos é um fator de atratividade. No entanto, o material publicado deve ser sempre relevante para o público – caso contrário, este perderá o interesse. Se não tiver nada de pertinente para partilhar, analise bem os prós e contras de criar um artigo “à pressa” vs. adiar uma publicação.
Sem leitores, um blogue é apenas um diário. Se pretender chegar a outras pessoas, terá de divulgar a página e os artigos com terceiros.
No artigo “6 dicas para partilhar com eficácia o conteúdo do blogue“, apresentámos a importância de partilhar este espaço virtual, bem como algumas dicas para aumentar o raio de alcance do mesmo.
Na esfera virtual, à semelhança do que acontece no mundo real, ser referenciado tem efeitos positivos junto dos outros. Assim, se o seu blogue for mencionado online por uma pessoa influente ou por outro canal digital (blogue, website, rede social, newsletter, entre outros), essa ação aumentará o alcance e melhorará o SEO, subindo o seu ranking.
Como é óbvio, a referência terá de ser positiva. Para obter vantagens nesse sentido, será útil desenvolver uma rede de networking que o ajudará a promover o blogue dentro e fora da internet.