Certificações 

 

A SMARTIDIOM Lda. iniciou a implementação do seu Sistema de Gestão em maio de 2018 e em setembro de 2019 certificou-se, pela Bureau Veritas, nas normas ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e ISO 17100:2015 (Prestação de Serviços de Tradução). Dada a eficaz implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (em tão pouco tempo) na SMARTIDIOM Lda., a Direção decidiu alargar, em 2019, o âmbito da certificação à outra empresa do Grupo, a SMARTIDIOM IT. Estas certificações têm sido renovadas até hoje, comprovando não só o alto nível de excelência em todos os processos que executamos mas também o nosso compromisso em dar sempre o nosso melhor na prestação dos nossos serviços. Isto significa que somos continuamente mais capazes de analisar os dados do nosso negócio, permitindo adotar medidas onde a eficácia pode ser melhorada em todas as vertentes da empresa, desde a satisfação dos recursos humanos aos meios tecnológicos ao dispor, impactando na qualidade do serviço fornecido em momentos diferentes da jornada do cliente, do pedido de orçamento ao pós-venda.

 

Mas por que razão escolhemos certificar-nos pelas normas ISO 9001:2015 e ISO 17100:2015?

 

Porque nos permite:

 

  • Promover uma cultura de melhoria contínua – quem melhor do que as pessoas que trabalham nos processos para conseguir identificar as áreas que precisam de ser melhoradas e para ajudar a testar essas mesmas melhorias depois de implementadas? Graças a estas duas normas ISO, confirmámos que colaboradores envolvidos são mais produtivos e ajudam a empresa a evoluir, especialmente por entenderem que a qualidade dos processos depende deles.

 

  • Reforçar a satisfação do cliente – um dos princípios-base da ISO 9001:2015 é precisamente a melhoria da satisfação do cliente. Aumentando a satisfação, a retenção e a fidelização de clientes serão, consequentemente, maiores e mais duradouras.

 

  • Obter mais e melhores evidências para a tomada de decisões – em conjunto, as duas normas permitiram-nos montar a estrutura primária de processos e sistemas que nos ajudam a registar, rastrear, gerir e prevenir erros e, consequentemente, respetivas correções.

 

Certificação ISO 9001

A norma de qualidade ISO 9001:2015 certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade das empresas e define os requisitos necessários para a implementação correta do sistema. A Gestão de qualidade é um processo que contribui para aumentar a satisfação dos clientes nos produtos e serviços e adapta os processos internos de gestão de qualidade da empresa. E isso significa que a responsabilidade pela qualidade dos serviços prestados não é exclusiva da Direção, mas sim um objetivo repartido por todos os Stakeholders da SMARTIDIOM que, no desempenho das suas funções, assumem a responsabilidade de cumprir os requisitos e procedimentos aplicáveis de forma a garantir o nível desejado de satisfação das diversas partes interessadas (Clientes, Colaboradores, Subcontratados, Parceiros ou Direção).

 

Certificação ISO 17100

A norma de qualidade ISO 17100:2015 certifica os serviços de tradução durante as diferentes fases do processo de tradução e define os requisitos necessários de qualidade para a implementação do sistema. A certificação pela ISO 17100 garante a qualidade dos serviços no sector da tradução, apresentando diversas competências inerentes a todos os intervenientes dos processos efetuados (gestores de projeto, tradutores, revisores) no domínio linguístico e organizacional. Isto significa que implementamos medidas segundo os mais altos padrões internacionais da indústria de tradução, melhorando continuamente o nosso serviço. Para o cliente, isto significa que estará a confiar a sua tradução a um parceiro que cumprirá, com rigor, as especificações linguísticas do projeto, com recurso a linguistas nativos com experiência e formação comprovadas.

 

 

Open chat