Website, redes sociais, material promocional para os pontos de venda, ou convites para o evento de lançamento, são apenas alguns exemplos dos conteúdos que irá preparar para comunicar o seu novo projeto. Esta produção vai exigir-lhe tempo, criatividade, conhecimentos técnicos e o domínio da língua portuguesa (ou de outras, caso queira chegar a vários países) – capacidades que até pode ter, mas que dificilmente conseguirá gerir em tempo útil, se estiver a assumir, também, o controlo da linha de produção, reuniões com potenciais parceiros, entrevistas nos media e por aí adiante. Os preparativos são muitos, os segundos estão a contar e o nervoso miudinho já se faz sentir. A Under Pressure ecoa mentalmente e é nesta altura que se apercebe de que vai precisar de serviços de copywriting (mesmo que ainda não saiba exatamente do que se trata…).
Copy…quê? Copywriting.
Copywriting é a arte de criar textos apelativos (designados “copy”), capazes de levar o recetor da mensagem a executar uma ação – clicar, partilhar, recomendar ou comprar, por exemplo. O texto criado pode promover um produto, um serviço ou, simplesmente, uma ideia.
Além de extremamente útil na fase de lançamento, o copywriting contribui para a construção da marca a longo prazo. Textos cativantes impulsionam:
Copywriter é o profissional que escreve o copy. É ele o responsável por contar a sua história, tornar a sua marca interessante e fazer brilhar os conteúdos. As palavras que escreve que dão sentido a cada um dos materiais de comunicação e contribuem para despertar curiosidade e desejo junto do público-alvo.
Se o designer é responsável pela imagem e o web developer garante o funcionamento do site, o copywriter é quem faz a ligação entre todas as peças que se apresentam ao utilizador, conduzindo-o pela jornada de compra até à concretização do objetivo. É, por isso, um recurso essencial na equipa de marketing.
E porquê contratar um copywriter?
É provável que conheça o seu produto e a sua história como ninguém, mas será que tem tempo para se dedicar a 100% à comunicação? Terá a disponibilidade criativa e os conhecimentos técnicos necessários para escrever regularmente para tantos formatos diferentes? Sentir-se-á plenamente confiante para evitar erros gramaticais ou ortográficos?
Se se revê nestas dúvidas, talvez esteja na altura de contratar um copywriter profissional. Para o ajudar a tomar uma decisão informada, deixamos-lhe 7 motivos:
Só há uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Quer mesmo desperdiçá-la?
Um bom conteúdo, comunicado no momento e no meio certo, pode ter efeitos mágicos, mudando a história de uma empresa para sempre! Pelo contrário, uma má escolha de palavras pode colocar em risco o retorno de uma campanha, o sucesso de uma linha inteira de produtos e até a reputação da sua marca. Em certos casos, o prejuízo poderá ascender a milhares de euros – um luxo ao qual nenhum empresário se quer dar. Deste modo, fica clara a importância do copywriting: mais do que uma questão estética, é uma questão de lucro.