Smartidiom

Código de conduta

1. Objetivo e Âmbito do Código de Conduta

O Código de Conduta é um documento que reúne os princípios éticos e morais que orientam a atividade das empresas do Grupo SMARTIDIOM. Este Código reflete o propósito de tudo o que fazemos na SMARTIDIOM e os princípios aqui definidos aplicam-se a nível global, em qualquer lugar e momento em que o Grupo SMARTIDIOM desenvolva a sua atividade. Estes princípios aplicam-se à Administração e a todos os Colaboradores do Grupo SMARTIDIOM, incluindo trabalhadores temporários e estagiários, orientando as relações com Clientes, Subcontratados, Fornecedores e todas as demais Partes Interessadas.

O Código de Conduta do Grupo SMARTIDIOM tem como principais objetivos:

• Partilhar, internamente e externamente, os princípios e regras éticas e deontológicas que guiam a atividade do Grupo SMARTIDIOM;
• Promover e incentivar, internamente e externamente, a adoção dos princípios e regras éticas e deontológicas que defendemos;
• Ajudar-nos a agir corretamente nas situações em que os nossos valores são postos em causa;
• Solidificar a imagem institucional do Grupo SMARTIDIOM.

2. Missão, visão e valores

Missão

Tudo o que fazemos na SMARTIDIOM é com a convicção de que estamos a impactar os outros com o nosso exemplo. Acreditamos que o poderemos fazer de três formas: sendo a melhor empresa que pudermos ser para os nossos colaboradores, conquistando a lealdade inquebrável dos nossos clientes e inspirando o mundo a trabalhar para superar constantemente a melhor versão de si próprio.

Visão

Criar, na mente e no coração das pessoas, uma visão extraordinária do mundo que as inspire a cumprir o seu propósito e a realizar os seus sonhos.

Valores

Os resultados são prioritários. – Trabalhamos incansavelmente para encontrar novas formas de fazer crescer o nosso negócio e, ao fazê-lo, garantimos o melhor para as nossas pessoas.

A integridade está na base do que somos. – Damos o exemplo e fazemos o que está certo, mesmo quando ninguém está a ver.

Entregamos sempre o nosso melhor. – Somos rigorosos e exigentes com o nosso trabalho para podermos proporcionar uma experiência “Uau” a todos os nossos stakeholders.

Temos as melhores pessoas. – Queremos ser a melhor empresa que pudermos ser e, para tal, precisamos das melhores pessoas ao nosso lado.

Colocamo-nos no lugar do outro. – Assumimos, com iniciativa, a linha da frente das operações e somos team players proactivos. Damos o nosso melhor em tudo o que fazemos e comunicamos uns com os outros com frontalidade e determinação.

Cultivamos um mindset positivo global. – Somos empáticos, valorizamos as nossas conquistas e celebramos as nossas vitórias.

Evoluímos incessantemente. – Somos corajosos, defendemos a mudança e assumimos riscos com vista a causar impacto e a inspirar os outros.

Confiamos naquilo que somos, mantendo-nos humildes. – Tratamos os outros com respeito, mesmo quando não estamos de acordo. Responsabilizamo-nos pelas nossas ações, assumimos os erros e pedimos desculpa.

3. Relacionamento com Stakeholders

Clientes

É crucial, para nós, desenvolvermos e mantermos relações de empatia e confiança com os nossos Clientes, que nos permitam proporcionar-lhes um nível de serviço que exceda as suas expetativas. Tal só é possível com a total dedicação e compromissos inegociáveis dos vários Stakeholders do Grupo SMARTIDIOM, nomeadamente Direção, Colaboradores, Subcontratados e Fornecedores, que devem fazer a sua parte, executando as suas atividades em coerência com os valores, a cultura e as estratégias da SMARTIDIOM.

Colaboradores

Por se assumirem como modelos a seguir, todos os Colaboradores do Grupo SMARTIDIOM, independentemente da sua posição hierárquica ou das funções que desempenhem, devem assimilar, concordar e praticar as normas e princípios constantes deste Código, sempre que agirem em nome ou representação da SMARTIDIOM.

Subcontratados

No Grupo SMARTIDIOM, as nossas Pessoas são o nosso maior ativo. Independentemente do regime de colaboração contratualizado, todos os profissionais que trabalham para a SMARTIDIOM são considerados parte fundamental da equipa. A relação do Grupo SMARTIDIOM com os seus Subcontratados baseia-se em três princípios essências – confiança, transparência e entreajuda – e é de todo o nosso interesse fazer com que essa relação seja tão duradoura e enriquecedora quanto possível para ambas as partes. Para tal, a SMARTIDIOM assume o compromisso de fornecer, aos seus Subcontratados, todo o apoio, o feedback, as instruções e as ferramentas necessárias para o ótimo cumprimento dos seus objetivos.

Fornecedores

Atuamos de boa-fé com os nossos parceiros de negócio, estabelecendo com eles relações sólidas e transparentes, utilizando uma comunicação clara e objetiva e dando sinais de uma parceria cooperante e duradoura.

Concorrentes

Por entender que a concorrência saudável é benéfica para a melhoria contínua da sua atividade empresarial, a SMARTIDIOM respeita os critérios do mercado e a legislação em vigor, promovendo, em todas as circunstâncias, uma concorrência respeitosa com os seus pares.

Comunidades

É do absoluto interesse do Grupo SMARTIDIOM contribuir positivamente para o desenvolvimento das Comunidades onde está inserida. Do nosso ADN constam iniciativas promotoras da utilização consciente dos recursos naturais e da preservação do meio ambiente, através da adoção de processos que minimizem o impacto ambiental das suas atividades.

4. Normas de conduta da SMARTIDIOM

4.1 Segurança e confidencialidade

A SMARTIDIOM compromete-se a respeitar a confidencialidade dos documentos a que tiver acesso no decorrer das relações e parcerias estabelecidas com os seus Stakeholders, não divulgando o seu teor a terceiros quer durante, quer após o término da colaboração. Do mesmo modo, toda a informação pertencente à empresa que seja disponibilizada aos seus Stakeholders e classificada como protegida ou confidencial pela SMARTIDIOM, deve ser tratada como confidencial durante e após qualquer relação contratual. Os Colaboradores e a Direção estão obrigados a proteger a confidencialidade da informação a que têm acesso no exercício das suas funções, não a podendo utilizar para obter vantagens para si ou para terceiros.

4.2 Proteção da propriedade e património da empresa

Os Stakeholders da SMARTIDIOM estão obrigados a proteger e salvaguardar a imagem do Grupo e dos seus Colaboradores, Subcontratados, Clientes e Parceiros. O património da SMARTIDIOM é para uso exclusivamente profissional, sendo proibida a sua utilização para benefício próprio ou de outros. É responsabilidade de todos os Colaboradores assegurar a proteção e conservação do património físico, financeiro e intelectual da empresa. Os Colaboradores devem adotar comportamentos que não ponham em risco a sua própria segurança e os ativos da empresa.

4.3 Relação com as partes envolvidas

Relacionamento interpessoal: a relação entre as partes deve pautar-se pelo respeito mútuo, lealdade, cooperação, honestidade e comunicação objetiva. É proibida qualquer forma de assédio moral ou sexual no local ou em contexto de trabalho.

Igualdade de oportunidades: defendemos uma gestão baseada na igualdade de oportunidades, promovendo um bom ambiente entre as partes envolvidas em todos os projetos. A SMARTIDIOM não tolera a discriminação ou qualquer outro tipo de comportamento que vá contra este compromisso, incite à exclusão ou crie mau ambiente profissional.

Atividades de lazer: as atividades de lazer entre os Colaboradores da SMARTIDIOM e os restantes Stakeholders são bem vistas pela empresa, desde que estas atividades não criem qualquer clima de favoritismo por um Stakeholder em particular. Na prática, a SMARTIDIOM promove a partilha de ideias e networking entre as partes envolvidas, mas não tolera que estas atividades ocorram com o intuito de beneficiar uma pessoa/entidade em particular.

Presentes e outros pagamentos: os Colaboradores da SMARTIDIOM estão proibidos de receber presentes de qualquer entidade externa, sempre que estes tenham a clara intenção de influenciar alguma decisão importante, diretamente ligada ao exercício de funções do Colaborador.

5. Relatórios de incumprimento

O cumprimento do presente Código de Conduta é fundamental para a preservação das boas relações entre as partes envolvidas em todos os processos. Espera-se que todos os públicos da SMARTIDIOM estejam informados e atualizados quanto às informações contidas no mesmo para que se verifique consenso e adesão às melhores práticas nele descritas.

Qualquer dúvida relacionada com a interpretação ou aplicação deste Código deve ser reportada, por escrito, ao Departamento da Qualidade da SMARTIDIOM.

E-mail: [email protected]

Morada: Avenida Dom João III, Edifício 2002, Entrada A, 3º andar, Fração BC, 2400-164 Leiria.

Este Código está disponível para consulta geral no site da SMARTIDIOM – www.smartidiom.pt – e internamente, no servidor do Grupo.